A- A A+

[EXCLUSIVO] Concurso Seduc-Go: Projeto básico publicado

Foi publicado o projeto básico para a execução de concurso público para 5.050 (cinco mil e cinquenta) vagas para o cargo de Professor – Nível III, do Quadro Permanente do Magistério da Secretaria de Estado da Educação. A banca IADES foi a que apresentou melhor proposta.

A previsão é que receba 40 mil inscritos.

Remuneração:

-20 (vinte) horas – R$ 1.789,84 (mil, setecentos e oitenta e nove reais e oitenta e quatro centavos);
– 30 (trinta) horas – R$ 2.684,76 (dois mil, seiscentos e oitenta e quatro reais e setenta e seis centavos);
– 40 (quarenta) horas – R$ 3.579,68 (três mil quinhentos e setenta e nove reais e sessenta e oito centavos).

Fases do Concurso:

Professor Nível III

O concurso para o cargo de Professor Nível III será composto das seguintes fases:
1ª Fase – Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
2ª Fase – Prova Dissertativa, de caráter classificatório e eliminatório
3ª Fase – Avaliação de títulos, de caráter classificatório;
4ª Fase –Avaliação feita por equipe multiprofissional, de caráter eliminatório (exclusivo aos candidatos com deficiência).

Primeira Fase:

Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas e, obedecida a ordem classificatória decorrente da nota da prova objetiva, serão convocados para a correção da prova dissertativa, os candidatos, limitados a 4(quatro) vezes o número de vagas oferecidas para o cargo, ou seja, 20.200 candidatos.

Segunda Fase:

A prova dissertativa valerá entre o mínimo de 0,00 (zero) e o máximo de 40,00 (quarenta) pontos.

Locais de provas:

As provas objetivas para o cargo de Professor de Nível III serão realizadas nos seguintes municípios:
1. Aparecida de Goiânia;
2. Águas Lindas de Goiás;
3. Anápolis;
4. Alto Paraíso de Goiás;
5. Britânia;
6. Campos Belos;
7. Caiapônia;
8. Catalão;
9. Ceres;
10. Formosa;
11. Goiânia;
12. Goiás;
13. Iporá;
14. Itumbiara;
15. Jataí;
16.Luziânia;
17.Morrinhos;
18. Mineiros;
19. Nova Crixás;
20. Porangatu;
21. Posse;
22. Quirinópolis;
23. Rio Verde;
24. São Miguel do Araguaia;
25. Uruaçu.

 

Terceira fase:

Prova de títulos

 

Quarta fase:

Avaliação pela Equipe Multiprofissional

Essa fase será realizada para todos os candidatos que ao se inscreverem para o concurso, se declararem Pessoa com Deficiência, de acordo com o estabelecido no item 7 deste Termo de Referência e forem convocados para a Avaliação de Títulos.

A Avaliação pela Equipe Multiprofissional deverá ocorrer no mesmo dia entrega dos títulos.

 

 

Conteúdo programático:

LÍNGUA PORTUGUESA:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Domínio daortografia oficial. 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 4 Domínio da estrutura morfossintática doperíodo. 4.1 Emprego das classes de palavras. 4.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos daoração. 4.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 4.4 Emprego dos sinais depontuação. 4.5 Concordância verbal e nominal. 4.6 Regência verbal e nominal. 4.7 Emprego do sinal indicativode crase. 4.8 Colocação dos pronomes átonos. 5 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 5.1 Emprego deelementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual.5.2 Emprego de tempos e modos verbais. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação daspalavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e deperíodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial
(conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
* Relação desta disciplina com as atribuições do cargo
: É necessário que o professor tenha domínio da língua portuguesa, pois no exercício da função terá que elaborar, analisar, interpretar e avaliar atividades para o processo de ensino-aprendizagem.

REALIDADE ÉTNICA, SOCIAL, HISTÓRICA, GEOGRÁFICA, CULTURAL, POLÍTICA E
ECONÔMICA DO ESTADO DE GOIÁS E DO BRASIL:
1 Formação econômica de Goiás: a mineração no século XVIII, a agropecuária nos séculos XIX e XX, a estrada de ferro e a modernização da economia goiana, as transformações econômicas com a construção de Goiânia e Brasília, industrialização, infraestrutura e planejamento. 2 Modernização da agricultura e urbanização do território goiano. 3 A população goiana: povoamento, movimentos migratórios e densidade demográfica. 4 Economia goiana: industrialização e infraestrutura de transportes e comunicação. 5 As regiões goianas e as desigualdades regionais. 6 Aspectos físicos do território goiano: vegetação, hidrografia, clima e relevo. 7 Aspectos da história política de Goiás: a independência em Goiás, o Coronelismo na República Velha, as oligarquias, a Revolução de 1930, a administração política de 1930 até os dias atuais. 8 Aspectos da História Social de Goiás: o povoamento branco, os grupos indígenas, a escravidão e cultura negra, os movimentos sociais no campo e a cultura popular. 9Atualidades econômicas, políticas e sociais do Brasil, especialmente do Estado de Goiás.
* Relação desta disciplina com as atribuições do cargo : Além de cumprir a exigência prevista na Lei Estadual nº14.911/2004, o professor que atuará na educação básica poderá exercer sua função em todo o território goiano, sendo, portanto, necessário conhecimento acerca da realidade econômica, política e social do Estado, de modo a adequar suas práticas de ensino ao contexto local.

BASES LEGAIS E TEMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL
: 1 Constituição Federal, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação. 2 Lei nº 9.394/1996 (Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 3 Políticas Públicas para a Educação Básica. 4 Plano Nacional de Educação (PNE 2014‐2024). 5 Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. 6 Currículo em Movimento da Educação Básica – Pressupostos Teóricos.
* Relação desta disciplina com as atribuições do cargo:
Para o desenvolvimento da atividade docente é, imprescindível, que o professor conheça os fundamentos e prerrogativas legais a acerca das políticas e legislação educacional brasileira, com vistas a um posicionamento crítico frente aos desafios da realidade educacional eum engajamento comprometido com a construção de uma escola de qualidade.

ÉTICA:
1 Ética e moral. 2 Ética, princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4 Ética efunção pública. 5 Ética no Setor Público.
* Relação desta disciplina com as atribuições do cargo:
É necessário que o professor exerça suas funções emconformidade com os valores éticos e morais pré-estabelecidos e de forma eficiente

TEMAS EDUCACIONAIS E PEDAGÓGICOS:
1 Planejamento e organização do trabalho pedagógico. 1.1Processo de planejamento: concepção, importância, dimensões e níveis. 1.2 Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 1.3 Planejamento escolar: planos da escola, do ensino e da aula. 2 Currículo: do proposto à prática. 3 Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. 4 Educação a Distância. 5 Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos. 6 Educação Integral. 7 Educação do Campo. 8 Educação Ambiental. 9 Fundamentos legais da Educação Especial/Inclusiva eo Papel do Professor. 10 Educação/sociedade e prática escolar. 11 Tendências pedagógicas na prática escolar. 12Didática e prática histórico‐cultural. 13 A didática na formação do professor. 14 Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. 15 Coordenação Pedagógica. 15.1 Coordenação Pedagógica como espaço de formação continuada. 16 Processo ensino‐aprendizagem. 17 Relação professor/aluno.18 Compromisso social e ético do professor. 19 Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos; estratégias pedagógicas e meios. 20 Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento. 21Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. 22 O papel político pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. 22.1 Função histórico‐cultural da escola. 22.2 Escola: comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. 23 Projeto político‐pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores.
* Relação desta disciplina com as atribuições do cargo:
O conhecimento acerca dos temas educacionais e pedagógicos são essenciais a todo ocupante do cargo de professor da rede pública estadual, tendo em vista que
para o cumprimento efetivo das suas atribuições, faz-se necessário conhecimentos desses saberes.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
(A ser definido em Edital)

 

 

Documento oficial para consulta:

 

Clique aqui e baixe o projeto básico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 9 =

Shopping cart
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0