A- A A+

CONCURSO PCRN : CONTRATO ASSINADO COM A FGV ; EDITAL ATÉ 31 DE OUTUBRO

Fátima Bezerra, governadora do Estado do Rio Grande do Norte assinou na sexta-feira (23), o documento contratual que indica a Fundação Getúlio Vargas como a responsável pelo novo certame da Polícia Civil do Rio Grande do Norte

“Estamos trabalhando firmemente para publicarmos o edital até o dia 31 de outubro. Então, a celeridade e a prioridade é absoluta.”, anunciou a delegada-geral.

Instagram da Polícia Civil do Rio Grande do Norte

A seleção  trará 301 vagas ao todo:

  • 230 vagas para Agente

  • 24 vagas para Escrivão

  • 47 vagas para Delegado

 

Em cumprimento a um compromisso do Governo do Estado, mais um passo foi dado para a realização do concurso público da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN). Para dar celeridade ao processo, a governadora Fátima Bezerra determinou que a responsabilidade pela condução deste trâmite fosse da própria PCRN. O anúncio foi feito na última sexta-feira (11) e o edital deverá sair até o dia 31 de outubro. O último certame ocorreu há mais de 10 anos, em 2008.

Segundo a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva a escolha da banca examinadora se deu após criteriosa pesquisa mercadológica, avaliações realizadas pela Comissão Permanente de Licitação da Instituição e a aprovação da Comissão Especial do Concurso, quando o inteiro teor da justificativa apresentada foi acatado. “Decidimos escolher a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realizar o certame porque acumula 73 anos de experiência e respeitabilidade no mercado. Até o edital, teremos muitos passos que estão sendo efetivados com muita celeridade em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)”, declarou. #pcrn#concursopcrn#policiacivilrn

 

 

 

Situação :

“O concurso foi feito com algumas inconsistências que precisavam ser corrigidas. […] Para isso, elaboraram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e a partir desse termo foi permitida a realização do concurso por meio de Dispensa de Licitação.”, disse a delegada.

A governadora Fátima Bezerra sancionou, nesta quarta-feira (21), a Lei Complementar n° 673/2020, que altera a Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Civil do Estado. A mudança traz reflexos positivos no concurso para ingresso na Instituição, já que permite que um maior número de provas sejam corrigidas.

 

 

 

Etapas do certame :

Delegado e Agente

  • Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório

  • Prova escrita discursiva, de caráter eliminatório

  • Avaliação física, de caráter eliminatório

  • Exame psicotécnico, de caráter eliminatório

  • Curso de Formação, de caráter eliminatório

Escrivão

  • Prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório

  • Prova escrita discursiva, de caráter eliminatório

  • Prova prática – Operação de microcomputador, de caráter eliminatório

  • Exame psicotécnico, de caráter eliminatório

  • Curso de Formação. de caráter eliminatório

 

Requisitos : 

Delegado –  diploma, devidamente registrado, de bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Agente – diploma, devidamente registrado, de graduação em nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Escrivão – diploma, devidamente registrado, de graduação em nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

 

Atribuições :

Delegado  – instaurar e presidir inquéritos policiais e demais procedimentos; exercer atribuições previstas na legislação processual penal de competência da autoridade policial; dar cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Autoridade Judiciária; adotar medidas necessárias ao controle da criminalidade , dentre outras .

Agente – levantar todas as informações que conduzam ao esclarecimento dos delitos denunciados; efetuar prisões em flagrante, busca pessoal e apreensões; cumprir mandados expedidos pela autoridade policial competente; dirigir, conforme habilitação e de acordo com a devida designação, veículos automotores em missões policiais; dentre outras.

Escrivão – eduzir a termo as declarações, os interrogatórios, os depoimentos, os autos de prisão em flagrante; autuar, preparar e ordenar documentos e peças de inquéritos policiais e processos penais sob sua guarda; preparar ordens de serviço, mandados de intimação, mandados de condução coercitiva e demais documentos; dentre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =


Shopping cart
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0