A- A A+

Concursos PC DF estão em fase final de escolha da banca

O diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, informou que o processo de escolha da banca dos concursos PC DF de agente de custódia e delegado está em fase final.

Portanto, estes devem ser os primeiros editais publicados pela corporação, que também tem concurso PC DF previsto e autorizado para a área Administrativa.

A informação foi passada pelo chefe da corporação em resposta a um seguidor nas redes sociais. Veja a seguir!

Vale lembrar que a publicação de todos os editais de novos concursos da PC DF eram aguardados para o mês de junho, mas sem uma banca definida a previsão atrasou.

O prazo foi passado pelo próprio diretor-geral, Robson Cândido, que afirmou que em 90 dias seria feita a publicação.

No final de maio, faltando poucos dias para o término do prazo, a reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos apurou com a PC DF, que informou que o prazo estaria mantido, ainda que não tivesse uma banca contratada. Mas, os editais não saíram.

Recentemente, o Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) cobrou da corporação uma previsão para a realização do concurso PC DF da área de Apoio.

Em resposta, a Polícia Civil disse que já foram finalizados os estudos para o novo concurso e que eles estavam na fase de autorização.

Entretanto, a corporação já tem aval do governo e previsão orçamentária. O que falta é a definição da banca organizadora, que segue indefinida.

 

Concursos PC DF somam 300 vagas

Tanto para delegado quanto para agente de custódia, foram autorizadas 150 vagas, totalizando 300 oportunidades na soma das duas carreiras.

Após ter sido autorizado extraoficialmente, em agosto de 2021, com a carreira delegado, o concurso PC DF de agente de custódia teve a sua portaria autorizativa publicada no ano seguinte.

O aval é para 150 vagas, sendo 50 imediatas e 100 para formação de um cadastro de reserva.

Em seguida, foi a vez do concurso PC DF para a carreira de delegado ser oficialmente autorizado e ter a sua oferta revelada. A corporação está autorizada a oferecer 150 vagas para o cargo.

As 150 vagas estão divididas em 50 imediatas e 100 para a formação de um cadastro de reserva.

 

Requisitos delegado PC DF

Recentemente, o regulamento do concurso da PC DF para o cargo de delegado foi publicado. O documento revela detalhes importantes da seleção, por exemplo, que os requisitos para ingresso serão:

  • ter sido aprovado em concurso público;

  • gozar de boa saúde física e mental para o exercício das atribuições do cargo;

  • ter nacionalidade brasileira ou portuguesa;

  • estar em dia com as obrigações eleitorais e no gozo dos direitos civis e políticos;

  • apresentar certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar obrigatório, em caso de candidato do sexo masculino;

  • apresentar diploma de bacharel em Direito registrado pelo Ministério da Educação e comprovar, no mínimo, 3 (três) anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato da posse;

  • possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria “B” ou superior;

  • ter idade mínima de 18 anos na data da posse;

  • não ter cumprido ou não estar cumprindo sanção criminal;

  • não estar cumprindo sanção administrativa ou por improbidade, aplicada pelo Poder Judiciário ou pela Administração Pública Federal, Distrital, Estadual ou Municipal; e

  • cumprir as demais previsões contidas nos editais do concurso.

  • No caso de nacionalidade portuguesa, o candidato deverá estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal.

Etapas de seleção do concurso PC DF delegado

Todos os concorrentes ao cargo de delegado, de acordo com o regulamento, serão avaliados pelas seguintes etapas avaliatórias:

  1. prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório;

  2. prova discursiva de conhecimentos jurídicos, de caráter eliminatório e classificatório;

  3. prova oral de conhecimentos jurídicos, de caráter eliminatório e classificatório;

  4. avaliação biopsicossocial para os candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência;

  5. exames biométricos e avaliação médica, de caráter eliminatório;

  6. prova de capacidade física, de caráter eliminatório;

  7. avaliação psicológica, de caráter eliminatório; e

  8. sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório

Quando foi o último concurso de agente de custódia?

A Polícia Civil do Distrito Federal não realiza concurso PC DF de agente de custódia desde 2004, quando ofertou 66 vagas. A seleção foi realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A carreira exige o nível médio completo. Na época, a oferta foi de R$4.223,73 e os selecionados teriam que cumprir jornada de 40 horas.

Na época, foram cinco etapas de seleção mais o curso de formação, que foi a última fase antes da posse no cargo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dezenove =

Shopping cart
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0