MERCADO DE TRABALHO OFERECE MAIS OPORTUNIDADES PARA PESSOAS COM NÍVEL SUPERIOR
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente , muitas pessoas ficam espalhando currículos sem qualificações exigidas , os mesmos não recebem um retorno da contratante, isso causa uma certa frustração pessoal . Para competir no mercado de trabalho é necessário uma capacitação em nível superior .
O mercado de trabalho está valorizando cada vez mais pessoas que investem em sua qualificação profissional. Muitos estão estudando mais , buscando qualificação para garantir uma vaga , isso faz com que alguns não consigam obter sucesso na conquista de uma vaga de emprego.
Um residente brasileiro formado no Ensino Superior ganha, em média, mais que o dobro (140%) de quem só cursou o Ensino Médio; com pós-graduação, pode-se ganhar um salário mais de quatro vezes maior (350%) na comparação com quem só se formou no Ensino Médio, segundo o relatório Education at a Glance, da OCDE.
Trabalhadores com nível superior estão firmadas no mercado de trabalho e novas vagas estão sendo abertas para estes.
Cargos com mais oportunidades :
-
Técnico de Enfermagem: 29.376
-
Enfermeiro: 15.501
-
Professor de Nível Superior do Ensino Fundamental (1ª a 4ª Série): 8.389
-
Professor de Nível Superior na Educação Infantil (4 a 6 Anos): 3.488
-
Fisioterapeuta Geral: 3.131
Cargos que tiveram mais demissões :
-
Vendedor de Comércio Varejista: -180.258
-
Operador de Caixa: -40.682
-
Garçom: -34.171
-
Assistente Administrativo: -33.675
-
Atendente de Lojas e Mercados: -22.401
A FGV fez uma pesquisa e concluiu que uma pessoa pós-graduada tem 422% a mais de chances de conseguir um emprego do que quem não se alfabetizou.
Dados do IBGE do 1º trimestre mostram que o desemprego é maior entre trabalhadores com escolaridade mais baixa e entre os jovens:
-
-
O desemprego é maior na faixa etária de 14 a 17 anos (44%) e de 18 a 24 anos (27,1%)
-
O desemprego é maior entre as pessoas com ensino médio incompleto (20,4%)
-
Para o grupo com nível superior incompleto, a taxa foi estimada em 14%, mais que o dobro da verificada para aqueles com nível superior completo (6,3%)
-
De acordo com o IBGE , o índice de desemprego no Brasil é de 11,8%, mas a taxa é maior para mulheres, jovens e pessoas com baixa escolaridade.
A Revista Exame fez uma pesquisa junto a consultorias especializadas no Brasil para saber quais profissões estão recebendo maiores oportunidades de emprego e conseguiram o seguinte resultado :
-
Administração
-
Direito
-
Ciências Contábeis
-
Estatística
-
Gestão da informação
-
Engenharia de Produção
-
Tecnologia da informação
-
Recursos Humanos
Deixe um comentário