Concurso PMGO: Banca definida! Novo certame é objetivo do governo estadual
O Governador de Goiás anunciou a promoção de mais de 3,1 mil praças da Polícia Militar. A novidade foi divulgada pelas redes sociais do governador e ratificada pela Secretaria de Segurança e Governo do Estado de Goiás.
Sobre o novo concurso, Caiado diz sabe da necessidade e assegurou uma nova seleção. Ele disse que o estado conseguirá promover um novo concurso, mas depende de aval do Tesouro Nacional.
“Estamos trabalhando fortemente para esse objetivo. Temos que pagar dívidas acumuladas anteriormente”, citou o governador.
A promoção deve ser publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
“Fazemos justiça aqueles que promovem a segurança pública em nosso Estado de Goiás”, concluiu o governador.
O Concurso PM GO já possui uma banca definida, o instituto AOCP, e deve ofertar 2 mil vagas, sendo 1.920 para o cargo de Soldado e 80 para Cadete. As remunerações para os cargos podem chegar a até R$ 5.401,43.
Para cobrir o déficit de servidores no governo de Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM) pediu à sua equipe da Secretaria da Fazenda de Goiás (Sefaz) que faça o levantamento para fazer as reposições de servidores em áreas como a Segurança Pública, Educação e outras áreas da administração estadual. Apesar de estar no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), Goiás vai poder fazer concursos para cobrir déficit de servidores concursados que saíram por aposentadoria ou outras questões. Os concursos públicos devem começar a ocorrer até o final deste ano e vão até antes do período eleitoral. A área econômica também estuda reajustes salariais e do data base dos servidores, claro, dentro do que a RRF permite. A ação é vista com bons olhos pelo governo, já que reforça a narrativa que Caiado arrumou o Estado antes de poder avançar com ações como essa.
Fonte: maisgoiás
O Comandante da PM, coronel Renato Brum dos Santos em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia. “Tivemos agora 1500 policiais que foram para a reserva. Nós estamos repondo. O governador aumentou a cesta que chamamos de AC4 que é a hora extra remunerada do Policial. Estamos conseguindo repor essa perda de efetivo com esse acréscimo substancial nesse valor de indenização pago na hora extra do policial. Por isso que a população não está sentindo. Estamos fazendo muito mais com menos”, pontuou.
O comandante ressaltou que o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda trata da questão com o governador Ronaldo Caiado (DEM) sobre o concurso da PMGO. “O governador está sensível e sabe da necessidade de repor o efetivo que foi para a reserva e com certeza dentro em breve o governador deve anunciar medidas com relação a concurso porque ele tem uma questão e um carinho especial à Segurança Pública e não será diferente na reposição do efetivo.”
O concurso para a Polícia Militar do Goiás (concurso PM GO) foi solicitado ao governo do estado. A solicitação prevê o preenchimento de 2 mil vagas, sendo 1.900 para o cargo de soldado e 100 para o cargo de cadete. A notícia foi divulgada no Instagram oficial do delegado Humberto Teófilo, veja detalhes clicando na imagem abaixo:
Situação do certame :
-
11 de janeiro de 2020 – Deputado requer realização do concurso da PMGO
O deputado também solicita concursos para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, justificando um déficit em quadro de servidores de ambas as áreas, dando exemplo de uma pesquisa realizada em maio de 2020, momento em que se apurou que a Polícia Militar de Goiás conta com 12.739 servidores, bem como o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que possui 2.633 servidores lotados em todo o estado. Ou seja, é uma quantia irrelevante e questionável para a garantia da segurança pública, em concomitância a um estado que possui cerca de 6,523 milhões de habitantes.
“Onde estão o preenchimentos dos cargos vagos decorrente de promoção, readaptação, aposentadoria, exoneração, demissão, falecimento? O Governo precisa fazer concurso para a área de segurança pública”, disse Humberto Teófilo.
-
04 de maio de 2018 – Banca Definida
Diário Oficial do Goiás dia 4 de maio de 2018 e escolheu o Instituto AOCP como banca organizadora.
- 4 de julho de 2017 – Comissão formada
Portaria nº 0747/2017/SSP
Requisitos básicos:
-
Idade entre 18 e 30 anos para soldado (na data da inscrição);
-
Idade entre 18 e 29 anos para cadete (na data de incorporação na PM);
-
Nível Superior em qualquer área de formação para Soldado;
-
Nível Superior em Direito para Cadete;
-
CNH, no mínimo “B”;
-
altura mínima de 1,65m (masculino) e 1,60m (feminino).
Conteúdo programático:
-
Língua Portuguesa,
-
Realidade étnica, social, histórica,geográfica,cultural, política e econômica do Estado de Goiás;
-
Noções de Direito Penal;
-
Noções de Direito Processual Penal;
-
Noções de Direito Penal Militar;
-
Noções de Direito Administrativo;
-
Noções de Direito Constitucional;
-
Legislação Extravagante.
Fases:
Os candidatos inscritos no concurso PM GO passam pelas seguintes etapas:
-
1ª Fase – Provas de conhecimentos (Objetiva e Discursiva);
-
2ª Fase – Teste de avaliação física;
-
3ª Fase – Avaliação médica e Avaliação psicológica;
-
4ª Fase – Avaliação da vida pregressa e investigação social.
Saiba mais :
Clique aqui e baixe o edital
Deixe uma resposta