A- A A+

Concurso MRE de assistente e oficial de chancelaria está em pauta

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou na segunda-feira, 6, uma portaria que autoriza a realização de novo concurso para diplomatas. O aval para ingresso em outras duas carreiras também está em pauta pelo Governo Federal.

A secretária-geral das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, confirmou que há previsão de concurso para as carreiras de assistente e oficial de chancelaria em 2023.

As informações foram passadas por Maria Laura na última sexta, 3, durante reunião com representantes do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty).

Foi solicitada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a autorização de 50 vagas para assistente de chancelaria e 50 vagas para oficiais de chancelaria.

Oficialmente, o MGI ainda não se posicionou sobre o aval para ingresso nos cargos.

“Ainda não há edital publicado até o momento, e o Sinditamaraty aguarda atualizações sobre o andamento da autorização junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos”, disse o sindicato, em nota .

A carreira de assistente de chancelaria tem como requisito a conclusão do ensino médio completo. Os salários iniciais são de R$4.642,71.

Os assistentes são responsáveis por prestar apoio administrativo aos servidores da Carreira de Diplomata, abrangendo tarefas de secretariado, digitação, processamento de dados, inclusive de textos técnicos em idioma estrangeiro; executar serviços de apoio administrativo em tarefas peculiares ao Ministério das Relações Exteriores.

Já o cargo de oficial de chancelaria exige o ensino superior completo em qualquer área. Os ganhos iniciais são de R$9.330,06.

Os oficiais têm como atribuições: atividades de formulação, implementação e execução dos atos de análise técnica e gestão administrativa necessárias ao desenvolvimento da política externa brasileira.

Último concurso MRE foi realizado em 2015

O último concurso para oficial de chancelaria do MRE ocorreu em 2015. Na época, o edital trouxe 60 vagas para ingresso no cargo. As chances foram para atuação em Brasília, na Secretaria de Estado das Relações Exteriores, por pelo menos dois anos.

Após esse período, os selecionados prestaram atividades no exterior. As provas do concurso foram realizadas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Belém (PA). Os selecionados tiveram carga de 40 horas semanais.

A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os candidatos foram avaliados por duas etapas: provas escritas objetiva e discursiva, e curso de preparação.

Na avaliação objetiva foram cobradas 80 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa, 20 de Língua Inglesa, 15 de Noções de Direito, 15 de Noções de Contabilidade e 10 de Raciocínio Lógico.

O concurso teve validade de dois anos, possível de prorrogação por igual período. O que permitiu mais convocações pelo cadastro de reserva.

O último concurso MRE para a carreira de assistente de chancelaria ocorreu em 2008, com oferta de 100 vagas. Atualmente, há mais de 720 vagas abertas na carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × um =

Shopping cart
Seu carrinho está vazio =(
Continuar Comprando
0