Concurso INSS registra mais de 1 milhão de inscritos em todo o país
O concurso INSS conta com mais de 1 milhão de inscritos. Os números foram liberados na manhã desta quarta-feira, 9, por meio do site do Cebraspe , organizador.
Conforme documento divulgado pela banca, foram registradas 1.023.494 inscrições. Os candidatos podem conferir a concorrência por Gerências Executivas (GEX), assim como para as vagas reservadas para pessoas com deficiência e cotistas.
Na ampla concorrência, a cidade de São Paulo tem a maior disputa por vaga, sendo de 8.534 candidatos por oportunidade. Em segundo lugar, o Distrito Federal registra 7.599 pessoas por posto.
Com mais de 5 mil candidatos por vaga ainda estão as cidades de Recife (PE) e Fortaleza (CE). A lista completa pode ser conferida no site do Cebraspe .
Concurso INSS: atribuições
Técnico do Seguro Social:
-
Realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica;
-
Coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres.
Analista do Seguro Social com Formação em Serviço Social:
-
Prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS nas Agências e aos seus servidores, aposentados e pensionistas;
-
Elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de Serviço Social e Reabilitação Profissional;
-
Supervisionar e homologar os programas profissionais realizados por terceiros ou instituições conveniadas;
-
Realizar avaliação social para fins de concessão de direitos previdenciários e benefícios assistenciais;
-
Promover estudos sociais e socioeconômicos, pesquisa e levantamento de informações visando à emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários e benefícios assistenciais, bem como à decisão médico pericial.
Concurso INSS: etapas de avaliação
A seleção para o cargo de que trata este edital compreenderá as seguintes etapas, de responsabilidade do Cebraspe:
Prova objetiva
As provas objetivas terão a duração de 3 horas e 30 minutos, valerão 120,00 pontos e serão constituídas de questões do tipo CERTO ou ERRADO.
-
CONHECIMENTOS BÁSICOS
-
LÍNGUA PORTUGUESA
-
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
-
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
-
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
-
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
-
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
-
-
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
-
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
-
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
-
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
Curso de formação
O curso de formação será realizado em turmas, segundo a ordem de classificação dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso, sendo convocados para a matrícula nas primeiras os candidatos classificados na primeira etapa do concurso público dentro do número de vagas.
O terá a carga horária de até 180 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno.
A avaliação consistirá de prova objetiva, composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, e de prova discursiva, composta de duas questões discursivas, a serem respondidas em até 15 linhas, acerca dos conteúdos ministrados no curso. Será eliminado do concurso o candidato que:
-
a) deixar de efetuar a matrícula no curso de formação;
-
b) solicitar cancelamento de matrícula ou desligamento do curso de formação ou dele se afastar por qualquer motivo;
-
c) não obtiver frequência integral em todas as disciplinas, salvo o máximo de 25% de faltas justificadas dentro da legalidade prevista;
-
e) obtiver nota final no curso de formação inferior ao mínimo de pontos a ser definido no edital de convocação para essa etapa;
-
f) não cumprir as atividades de avaliação do curso de formação;
-
g) não satisfizer os demais requisitos legais, regulamentares e(ou) regimentais.
Deixe um comentário