Inscrição para concurso da PMSP começaram nesta segunda, 06 de Novembro; são 2.700 vagas
As inscrições do novo concurso público para a Polícia Militar de São Paulo iniciaram nesta segunda-feira, 6 de novembro. Os interessados em uma das 2.700 oportunidades poderão se inscrever no portal da banca Vunesp, até o dia 20 de dezembro.
Para homologar a inscrição, é preciso efetuar o pagamento de uma taxa de R$85. No entanto, haverá a redução de 50%. Para isso, é preciso comprovar ser estudante, possuir remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estar desempregado.
O menor preço para sua aprovação!Escolha estudar do jeito certo e seja conquiste o cargo público com ajuda de especialistas!
Saiba mais
O período para a solicitação da redução do valor da taxa ficará aberto entre os dias 6 e 9 de novembro.
São, ao todo, 2.700 oportunidades para a carreira de soldado, que possui salário inicial de R$4.852,21 após o curso de formação.
É importante ressaltar que, assim como outras carreiras de polícias militares, o concurso PM SP exige alguns requisitos no momento de inscrição, sendo eles:
-
idade entre 17 e 30 anos;
-
altura mínima de 1,55 m (mulher) ou 1,60 m (homens)
-
nível médio completo.
A carreira ainda exige a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre as categorias “B” e “E”. Confira abaixo outros requisitos necessários para ingressar na carreira de soldado:
-
ser brasileiro;
-
não apresentar tatuagens: que divulgam símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar; que faça alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade, discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem, ideia ou ato libidinoso e ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.
-
se ex-integrante das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, o candidato não pode: ter sido demitido “ex officio” por ter sido declarado indigno para o oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação; não ter sido, nos últimos cinco anos na forma da legislação vigente: responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo em processo disciplinar administrativo, do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção e/ou condenado em processo criminal transitado em julgado, contado o prazo a partir da data do cumprimento da pena.
Provas serão aplicadas em São Paulo e em outros estados
Assim como aconteceu no concurso PM SP, que foi lançado em junho de 2023, o novo edital também contará com a aplicação de provas em cidades fora do Estado de São Paulo.
Para escolher a opção do local de prova, o candidato deverá, no ato de inscrição, indicar alguns dos 37 municípios do estado ou algumas das seguintes 14 capitais disponíveis:
-
Belo Horizonte MG;
-
Brasília DF;
-
Campo Grande MS;
-
Cuiabá MT;
-
Curitiba PR;
-
Florianópolis SC;
-
Fortaleza CE;
-
Goiânia GO;
-
Manaus AM;
-
Porto Alegre RS;
-
Recife PE;
-
Rio de Janeiro RJ;
-
Salvador BA; e
-
Vitória ES.
No estado paulista, as duas primeiras etapas do concurso PM SP serão aplicadas nas seguintes cidades:
-
Andradina;
-
Araçatuba;
-
Araraquara;
-
Avaré;
-
Bauru;
-
Bragança Paulista;
-
Campinas
-
Caraguatatuba;
-
Catanduva;
-
Cotia;
-
Dracena;
-
Franca;
-
Franco da Rocha;
-
Guarulhos;
-
Itapetininga;
-
Jundiaí;
-
Marília
-
Mogi das Cruzes;
-
Mongaguá;
-
Osasco;
-
Ourinhos
-
Piracicaba;
-
Pirassununga;
-
Praia Grande;
-
Presidente Prudente;
-
Presidente Venceslau;
-
Registro;
-
Ribeirão Preto;
-
Rio Claro;
-
São Paulo;
-
Santos;
-
São Bernardo do Campo;
-
São José do Rio Preto;
-
São Jose dos Campos;
-
Sorocaba;
-
Taubaté; ou
-
Votuporanga.
De acordo com o edital do concurso PM SP, as provas objetivas serão compostas por 60 questões.
Cada item contará com cinco alternativas (A, B, C, D e E) e apenas um única opção correta. Serão exigidos conhecimentos nas seguintes áreas:
-
Língua Portuguesa: 15 questões
-
Matemática: 15 questões
-
Conhecimentos Gerais: 15 questões
-
Noções Básicas de Informática: 15 questões
-
Noções de Administração Pública: 15 questões.
Deixe um comentário