Inflação acelera e vai a 0,84% em fevereiro, com alta no setor de educação
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país, ficou em 0,84% em fevereiro. Os dados foram divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,84%, em fevereiro, acima dos 0,53% de janeiro e dos 0,76% do IPCA-15, a prévia da inflação. O resultado também superou as estimativas do mercado, que apontavam para alta de 0,78%.
Especialistas observam que as pressões inflacionárias persistem e estão mais espalhadas na economia do que no início do ano. O índice de difusão, que mede a proporção de produtos que tiveram alta de preços, passou de 63% para 65% de janeiro para fevereiro.
Diante da surpresa do IPCA do mês passado, analistas começaram a elevar as projeções para a carestia. O economista-chefe do Banco BV, Roberto Padovani, elevou a estimativa para a inflação oficial deste mês de 0,60% para 0,65%, e aumentou a de abril para 0,70%.
“Todos estão revisando as projeções para cima, porque a inflação mensal está bastante pressionada. É um problemaço”, disse ele, em referência ao desafio do Banco Central (BC) para controlar a inflação.
Foto: Pacifico |
Deixe um comentário