Concurso PC BA: comissão formada para 1.000 vagas
A Polícia Civil da Bahia tem comissão organizadora formada para a realização de um novo concurso público destinado aos cargos de delegado, escrivão e investigador (concurso PC BA).
Com a comissão formada, o edital depende apenas da escolha da banca organizadora para ser publicado.
De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária do Estado da Bahia (PLOA) para 2021, no ano que deverão ser oferecidas 1.109 vagas para concurso na Secretaria de Segurança, entre elas no concurso PC BA.
Além disso , o governador da Bahia , Rui Costa, durante seu programa Papo Correria, confirmou a realização de um novo concurso.
Na Polícia Civil, ao concluirmos o último concurso, não conseguimos preencher todas as vagas, nem de delegados nem de agentes. Vamos fazer um novo processo para que possamos ter um maior número de delegados e atender a um pleito das mulheres da Bahia”, disse o governador .
Em 2018 foi realizado um certame , organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho – Fundação Vunesp e ofertou 1.000 vagas, distribuídas entre os cargos de:
-
Delegado de Polícia (82);
-
Investigador de Polícia (880); e
-
Escrivão de Polícia (38).
Etapas :
Provas objetivas para todos os candidatos inscritos, de caráter eliminatório e classificatório;
Prova Discursiva para todos os candidatos, de caráter eliminatório e classificatório;
Exame Biomédico, de caráter eliminatório; aplicada para todos os candidatos habilitados na segunda etapa.
Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório, aplicada para todos os candidatos aptos na terceira etapa.
Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório, aplicado para todos os candidatos habilitados na quarta etapa.
Prova de Títulos, de caráter classificatório, aplicada para todos os candidatos aptos na quinta etapa.
Investigação Social e de Conduta Pessoal, de caráter eliminatório, realizada durante todo o certame até a nomeação do candidato.
Concurso PC BA: Prova Objetiva e Discursiva
A avaliação inicial dos candidatos foi feita a partir da aplicação de uma Prova Objetiva e Discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório.
A prova objetiva foi composta de 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada.
Já a avaliação dissertativa teve 2 questões discursivas para os cargos de Investigador e Escrivão. Os candidatos ao cargo de Delegado respondem 3 questões: dois estudos de caso e uma peça processual.
Ao todo, os candidatos tiveram 5 horas para fazer as provas.
-
Conhecimentos Gerais para todos os cargos (30 questões):
-
Língua Portuguesa;
-
Informática;
-
Raciocínio Lógico;
-
Atualidades;
-
Promoção da Igualdade Racial/Gênero;
-
Medicina Legal;
-
Noções de Administração.
-
-
Conhecimentos Específicos (Delegado) (70 questões):
-
Direito Penal;
-
Direito Processual Penal;
-
Legislação Penal e Processual Penal Extravagante;
-
Direito Constitucional;
-
Direito Administrativo;
-
Direito Civil/Empresarial;
-
Direito Processual Civil;
-
Noções de Direito Eleitoral;
-
Noções de Direito Agrário;
-
Direito Tributário;
-
Direito Ambiental;
-
Criminologia.
-
-
Conhecimentos Específicos (Investigador) (70 questões):
-
Noções de Direito Penal;
-
Noções de Direito Processual Penal;
-
Legislação Penal Extravagante;
-
Noções de Direito Constitucional;
-
Noções de Direito Administrativo.
-
-
Conhecimentos Específicos (Escrivão) (70 questões):
-
Noções de Direito Penal;
-
Noções de Direito Processual Penal;
-
Legislação Penal Extravagante;
-
Noções de Direito Constitucional;
-
Noções de Direito Administrativo;
-
Noções de Estatística;
-
Noções de Arquivologia.
-
Deixe um comentário